top of page

Relato: Inhotim recebe integrantes do projeto “Nos bastidores da Notícia”

Adolescentes do CRAS Volante e alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto trabalham a leitura crítica de mídia

Desde o início deste ano, integrantes do projeto Nos bastidores da notícia procuravam uma maneira educativa, autêntica e divertida de realizar, fora da cidade de Mariana , uma oficina prática de fotografia. O Instituto Inhotim era o lugar desejado pela equipe do projeto, e graças ao apoio da Prefeitura e do próprio Instituto, a viagem foi feita no último dia 14.

O Instituto, através do programa Inhotim para Todos forneceu entrada gratuita aos 42 participantes. A Prefeitura ofereceu o transporte, além do almoço e lanche.

“Dentre as questões trabalhadas com os jovens, a visita ao Inhotim possuiu o intuito de promover ações culturais, de modo a ampliar o universo informacional e de novas vivências aos jovens das famílias atendidas no CRAS-Bairros.”, conta o coordenador do CRAS Volante- Bairros, Emerson Carioca.

Além dos participantes do Nos bastidores da notícia, foi à viagem o grupo Saber Patrimonial , também constituído por jovens do CRAS. Tanto estes quanto outros grupos do CRAS fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, que consiste no trabalho com as famílias para fortalecer os vínculos e a proteção delas, promover o acesso aos direitos e contribuir com a qualidade de vida.

Nos bastidores da notícia - o projeto

A ideia surgiu em novembro passado, quando a professora Juçara Gorski Brittes e os alunos da disciplina “Crítica de Mídia” foram convidados pelo coordenador do CRAS Volante Bairros, Emerson Carioca, e pela assistente social Kênia Fernanda Santos , para elaborar alguma ação que instigasse os adolescentes sobre a leitura de jornais.

Desde então, CRAS e estudantes da UFOP se reúnem uma vez por semana para fazerem estudos, oficinas, cinedebates, visitas técnicas e outras atividades que abordem a esfera do jornalismo.

“Os indivíduos, a partir do que ouvem, leem e veem, estocam informações que lhes oferecem elementos para entender o mundo a partir de uma perspectiva específica. Portanto, entender o processo de elaboração de notícias, conhecer as rotinas jornalísticas, observar interesses que possam estar embutidos na eleição de fatos a serem noticiados, contribui para que o receptor das informações possa formar uma visão crítica do jornalismo e da realidade.”, argumenta a professora Juçara sobre a importância do projeto.

Por Yara Diniz – estudante de jornalismo e bolsista do projeto

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Palavras chave
Nenhum tag.
bottom of page