top of page

Relato: Oficina de Ovos de Páscoa

No nosso encontro com os adolescentes do CRAS São Pedro que antecedeu a Páscoa, no dia 15 de abril, o assunto não poderia ser outro. Abordamos os sentidos múltiplos desta data, lemos lendas pascais, conversamos sobre os simbolismos da Páscoa. A Professora Juçara nos apresentou uma lenda que chegou até ela passada de geração em geração. Até chegar aos ouvidos dos meninos do São Pedro, esta lenda saiu lá da Polônia e teve de atravessar o Oceano Atlântico todo, até chegar no Brasil, e consequentemente, em Minas Gerais também: os ovos de galinha com recheio de doce de amendoim e com a casca pintada.

Muita gente hoje em dia não sabe o porquê do ovo ser um símbolo da pascoa. Os ovos fazem parte da simbologia pascal da maioria das culturais: de chocolate, cozidos, com casca, enfim, com diversos recheios. O chocolate veio só dar uma nova forma a um costume que vem de muito longe. Pintar ovos é uma tradição milenar. Tradição essa que, no que depender da empolgação da garotada do São Pedro, provavelmente ganhou novos adeptos por aqui em Mariana.

A criatividade dos meninos do CRAS foi colocada à prova e se saiu muitíssimo bem. Várias

mensagens e desenhos incríveis foram feitos. Como os ovos foram pintados com carinho e dedicação, o resultado não teria como ser outro senão originalidade, característica marcante nesse grupo.

Após a atividade, eles ainda tiveram a oportunidade, de pela primeira vez, manusear uma

câmera fotográfica profissional, como uma forma de aperitivo para a oficina de fotojornalismo, que viria a acontecer nos próximos encontros. E se saíram muitíssimo bem. As fotos que eles tiraram deles mesmos ficaram ótimas!

Por Sandro Aurélio - estudante de jornalismo e bolsista do projeto

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Palavras chave
Nenhum tag.
bottom of page